Mais de 5 milhões de brasileiros já foram vacinados contra a gripe


09/05/2012 às 11h23
Balanço parcial do Ministério da Saúde mostra que, nos quatro primeiros dias de campanha, 5 milhões de brasileiros já receberam a vacina contra a gripe. O número equivale a 17% do público-alvo, que soma 30,1 milhões de pessoas. A 14ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe teve início no último sábado e prossegue até o dia 25 de maio. 

A meta é vacinar 80% do grupo prioritário, atingindo 24,1 milhões de pessoas entre idosos (com 60 anos ou mais), trabalhadores de saúde, crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, gestantes em qualquer fase da gravidez e povos indígenas.
A coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues, orienta a população a buscar um dos pontos de vacinação com antecedência. “O inverno está chegando e é preciso que as gestantes, em qualquer fase da gravidez, as crianças de 6 meses a menores de 2 anos e as pessoas com 60 anos ou mais sejam vacinadas o quanto antes para se protegerem”, alertou.
A detecção de anticorpos protetores se dá, em média, entre 2 a 3 semanas, após a vacinação.
Os dados coletados pelo Ministério com as secretarias municipais e estaduais de Saúde revelam que, até o momento, a campanha de vacinação teve maior participação do público infantil. Já foram imunizadas com a primeira dose 1 milhão de crianças, o que corresponde a 24% deste público-alvo.
Mais de 325 mil trabalhadores de saúde também foram vacinados, atingindo uma cobertura de 13% em relação ao total, que é de 2,4 milhões de pessoas. Também procuraram os postos de vacinação 365 mil gestantes, correspondendo a 17% do total de futuras mães, que é de 2,1 milhões de mulheres.
Entre os idosos, 3,3 milhões já receberam a dose da vacina contra a gripe, resultando em uma cobertura de 16% do total de 20,5 milhões.
A população indígena recebeu 37,8 mil doses da vacina, o que corresponde a 6% do público-alvo. Neste público, a vacinação ocorre nas aldeias onde eles vivem. Trata-se de uma população que habita em áreas remotas, de difícil acesso, e, por isso, os dados só são inseridos no sistema de informações depois que as equipes retornam das aldeias.

A campanha deste ano tem como lema “proteger é cuidar”. O Ministério distribuiu para os estados e Distrito Federal, 31,1 milhões de doses da vacina e repassou R$ 24,7 milhões do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos estaduais e municipais. Esses recursos são usados para custear a infraestrutura das campanhas, como a aquisição de seringas e agulhas, o deslocamento das equipes e o material informativo distribuído. Cerca de 240 mil profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) estão envolvidos na ação.
Crianças
Os pais devem estar atentos para a vacinação das crianças. Como a composição da vacina é a mesma da campanha do ano passado, crianças que receberam uma ou duas doses da vacina em 2011 deverão tomar apenas uma dose neste ano. Já as crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com 30 dias de intervalo.
É importante que todas as pessoas que procurarem um posto de saúde levem o cartão de vacinação, para que seja feita a atualização das doses aplicadas, alertou o Ministério da Saúde.
Fonte: Portal Planalto

Postagens mais visitadas deste blog

Suplicy reclama de tratamento dado à população retirada do Pinheirinho (SP)

Sabesp e São Sebastião avançam na renovação contratual

Hélio Monteiro ministrará palestras