BC lança plano para aperfeiçoar a inclusão financeira dos brasileiros


10/05/2012 às 10h57
Com o objetivo de aperfeiçoar a inclusão financeira no país, o Banco Central (BC) lançou o Plano de Ação para Fortalecimento do Ambiente Institucional. Uma das linhas de ação, de acordo com o presidente do BC, Alexandre Tombini, é facilitar o acesso da população a informações sobre a utilização dos serviços financeiros. Citando a participação dos correspondentes bancários, que prestam serviços nos municípios que não contam com instituições financeiras, Tombini destacou os avanços da inclusão financeira no Brasil.
Em 2000, 82% dos municípios tinham menos de cinco pontos de atendimento por 10.000 adultos. Em 2010, todos os municípios brasileiros contavam com ao menos um ponto de atendimento de serviços financeiros”, disse.
Tombini ressaltou também a atuação do BC no fortalecimento das cooperativas de crédito, especialmente nas operações voltadas para associações produtivas. Na última década, as cooperativas foram ampliadas de 2,6 mil para 6,4 mil, e o número de cooperados aumentou de 1,5 milhão para 5,1 milhões.
Segundo o presidente do Banco Central, também foram implantadas medidas que ampliam a transparência e a concorrência entre as instituições financeiras, o que beneficia o consumidor. Neste aspecto, ele destacou a exigência de divulgação do custo efetivo total (CET) de todas as operações de crédito para que o consumidor seja informado do montante a ser pago. Além disso, Tombini destacou as medidas que garantem a portabilidade gratuita de salário e outras operações, para que o trabalhador possa escolher seu banco.
Todo esse esforço é responsável pela superação de barreiras geográficas desse país-continente, e pela incorporação de milhões de novos clientes ao Sistema Financeiro Nacional”, disse.

Postagens mais visitadas deste blog

Suplicy reclama de tratamento dado à população retirada do Pinheirinho (SP)

Sabesp e São Sebastião avançam na renovação contratual

Hélio Monteiro ministrará palestras