Município que atuar no combate à dengue terá 20% a mais de recursos, anuncia ministro
Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo
O ministro da Saúde Alexandre Padilha anunciou nesta terça-feira (11), em Brasília, que os municípios que cumprirem as metas de enfrentamento da dengue terão 20% a mais de recursos. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações estratégicas para combater a doença no próximo verão.
As medidas incluem a ampliação da realização do LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti), que passará a envolver 556 municípios, além da revisão e atualização dos protocolos para o atendimento de crianças e adultos com a doença. Outra ação anunciada é o monitoramento da situação epidemiológica pelas redes sociais, que vai funcionar como um sistema de vigilância complementar.
“O Ministério da Saúde utilizará todos os meios de informação para antecipar as ações contra a dengue. As redes sociais serão utilizadas dentro dessa estratégia”, afirma o ministro.
Metas
O incentivo financeiro anunciado equivale a 20% a mais do valor anual do Piso Fixo de Vigilância e Promoção da Saúde. Para recebê-lo, o município precisa apresentar um plano de contingência com detalhamento das ações a serem desenvolvidas. Ao todo está previsto um incremento de R$ 90 milhões no repasse de recursos.
Casos
De acordo com o balanço epidemiológico, até setembro deste ano, foi registrada uma redução de 40% no número de casos graves da doença, 25% no número de mortes e 24% nos casos notificados em país, em comparação com o mesmo período de 2010.
Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo