Conselho Tutelar orienta estabelecimentos sobre proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores

O Conselho Tutelar de Caraguatatuba iniciou nesta temporada de verão, ação preventiva de conscientização sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.
Todo fim de semana, os conselheiros percorrem adegas, bares, restaurantes, barracas e ambulantes na região Central do município e no bairro Porto Novo, área que ocorrem os shows.
Durante a abordagem explicam sobre a ilegalidade dessa prática e os males causados às crianças e adolescentes. Um cartaz informativo também é entregue para fixar na entrada do estabelecimento.
O objetivo da ação é assegurar a proteção da saúde e qualidade de vida futura das crianças e adolescentes, prevenindo danos relacionados ao consumo de álcool e uma possível incapacidade de atingir objetivos familiares, profissionais e inserção social.
A Lei nº 14.592 regulamenta no Estado de São Paulo o trabalho de fiscalização e controle para que seja cumprida a proibição de vender, oferecer, fornecer, entregar ou permitir o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.
A coordenadora do Conselho Tutelar da região Sul, Ednea Dutra, também reforçou aos estabelecimentos sobre a venda para adultos que acabam entregando as bebidas às crianças e adolescentes. “Se o vendedor identificar esse tipo de atitude, deve parar a venda no ato”, explica.
Caso seja constatada a infração pelo estabelecimento, é previsto pena de dois a quatro anos de detenção e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil pelo descumprimento da determinação, e medida administrativa de interdição do estabelecimento.
Denúncias podem ser direcionadas diretamente ao canal da Polícia Militar pelo 190.

Postagens mais visitadas deste blog

Espaço Aventura recebe crianças do CRAS Norte

Em emendas individuais, Suplicy privilegia escolas e hospitais

Ação conjunta da Prefeitura com a PM desfaz acampamento de 30 pessoas no bairro Ponte Seca